- Publicado em:
Conheça os diferentes tipos de Portas de Madeira
- Autores
- Nome
- Madeiras Santos EIRELI
Portas de Madeira
Se você está construindo ou reformando um imóvel, inevitavelmente chegará o momento de escolha de uma porta. Hoje vamos tentar te ajudar um pouco com isso.
A primeira coisa a se olhar é: Onde ficará a porta, área interna ou externa?
Com a resposta em mente, vamos seguir.
Portas Internas
Geralmente portas para ambientes internos são ocas por dentro, pois, além de facilitar a sua utilização no dia a dia pelo menor peso também possuem menor custo justamente pela menor quantidade de material utilizado em sua confecção.
As portas de mogno, cerejeira, eucalipto, pinho e cedro rosa, são as mais indicadas para uso interno, sendo o mogno (de coloração mais avermelhada), mais resistente a cupins e as de eucalipto e pinho de valor mais acessível.
Portas Externas
Portas para uso externo precisam ser mais resistentes visto que, além da necessidade de oferecem certa segurança elas ficaram mais expostas as mudanças climáticas, especialmente chuvas e alta umidade.
Sendo assim, as melhores opções são as portas de ipê, teca, nogueira e peroba.
Em comparação com as portas internas, as portas externas são mais caras, visto que elas são maciças e geralmente produzidas com madeiras de qualidade superior.
Modelos de Portas
Existem diferentes modelos de portas de madeira, no sentido de tipo de instalação e confecção, seguem os principais:
Portas de Uma Folha
As portas de madeiras de uma folha são as mais utilizadas em construções tradicionais. Elas são fixas ao marco da porta e possuem dobradiças para a abertura ou fechamento.
Disponíveis em diversos tamanhos para a venda, mas também podem ser produzidas sob medida.
Este tipo de porta de madeira pode ser utilizado em qualquer ambiente, seja ele interno ou externo.
Portas de Duas Folhas
Este modelo tem o funcionamento por dobradiças, assim como o anterior, com a diferença de que ele precisa de um espaço mais amplo, pois ocupa uma área maior devido a sua espessura.
Porta de Correr
Este modelo é mais indicado para quem possui pouco espaço no ambiente. A porta corre por um trilho embutido dentro da parede e pode ser de duas formas: Com uma folha fixa e outra móvel ou as duas folhas moveis.
Porta Pivotante
Este modelo de porta é mais moderno, arrojado e deixa o ambiente mais elegante.
Possuem um sistema de abertura diferente das demais portas, já que se movimentam através de um eixo central que é controlado por um pivô, ao invés das dobradiças convencionais.
Entretanto, deve-se estar ciente de que, se optar por esse modelo, o custo geral será mais elevado.
Porta Sanfonada
Ao contrario do que muitos imaginam, portas sanfonadas não são feitas apenas em PVC, existindo também versões em madeira.
A porta sanfonada é recomendada para quem possui ambientes com pouca disponibilidade de espaço, sendo utilizadas geralmente apenas para dividir os ambientes.
Cores
Você pode optar por passar um verniz incolor, deixando assim a porta com a cor original da madeira, ou então, utilizar outro tom de verniz para que o tom fique mais escuro.
Outra maneira de pigmentar a porta é utilizando esmalte sintético.
A paleta de cores nesse caso é grande, e você tem um leque maior para a escolha do tom.
Molduras
Você não precisa necessariamente, escolher uma porta com desenhos.
Portas sem desenhos ou com desenhos mais discretos são mais recomendadas para a área interna, assim você não sobrecarrega o ambiente.
Por outro lado, portas com molduras chamativas são recomendadas para a área externa, agregando para o design da fachada.
Proteção
É importante ressaltar que, independentemente do tipo de madeira utilizada, é de extrema importância o uso de produtos adequados para que seja feita a proteção contra pragas, além de impermeabilizar a sua porta com verniz, garantindo assim a proteção contra água, umidade, raios solares e outras intemperes.
Em caso de duvidas, entre em contato conosco!